Acabamentos


O acabamento tem a função de embelezar e principalmente proteger o móvel. É um revestimento que deve formar uma película, ser ao mesmo tempo duro e elástico, estar perfeitamente aderido, suficientemente inerte à ação do ambiente e resistente aos fatores químicos e físicos, etc.
Os produtos mais comuns utilizados no acabamento de móveis são os vernizes, seladores, tintas e fundos. Vernizes e seladores tem transparência. Tintas e fundos não tem transparência, mas tem colorações diversas.

Como pintar superfícies metálicas


O primeiro passo para se pintar uma grade ou um portão é a preparação da superfície, para que se tenha um bom resultado final.Antes de iniciar os trabalhos, forre o chão com jornais ou plásticos.
1. Procure eliminar toda ferrugem ou tinta com uma escova de aço ou lixa de ferro no.180. Caso a pintura antiga esteja em mau estado, aplique removedor em abundância com um pincel e deixe atuar por 20 minutos. Depois, retire a tinta amolecida com auxilio de uma espátula. Lave toda a superfície com aguarrás.
2. Remova de toda a superfície graxa , gordura e restos de tinta, com um pano umedecido com aguarrás.Deixe secar por aproximadamente30 minutos.
3. Aplique um anti-ferruginoso ou desoxidante , com o auxílio de um pincel, nos pontos que o metal ficou mais atingido pela ferrugem, deixando atuar por 20 minutos.Após este tempo, lave as superfície com água corrente e enxugue bem com um pano seco.Em seguida passe sobre a superfície um pano embebido em aguarrás.
4. Aplique com um pincel uma demão de Fundo adequado ( zarcão ).Espere por 24 horas até que a superfície esteja completamente seca.
5. Lixe levemente roda a superfície com uma lixa para ferro No. 150. Remova o pó com um pano umedecido em aguarrás e deixe secar por 30 minutos.
6. Pronto. A superfície está pronta para ser pintada, basta aplicar duas a três demãos de tinta de acabamento na cor de sua preferência, respeitando o tempo de secagem entre demãos, conforme abaixo.
MATERIAL: Rolo de espuma , Escova de aço , Pincel , Aguarrás , Zarcão , Tinta a óleo ou esmalte, Removedor , Anti-ferruginoso ou Desoxidante e Lixa p/ ferro No. 150 e 180.

Laca Chinesa


Verniz especialmente denso e brilhante que reproduz o acabamento "vitrificado".Pode ser aplicado em madeira,MDF.gesso,cerâmica,etc.Dica: os pincéis mais indicados para este tipo de trabalho são os de Esquilo, Poney ou Marta.

Verniz spray



Encontra-se em acabamento fosco , semi brilho e brilhante. Vernizes em spray especiais para dar acabamento e proteção às pinturas em telas sobre tintas a óleo ou tintas acrílicas e em trabalhos artesanais. Depois de secos, deixam sobre o trabalho uma película transparente brilhante, fosca ou semibrilho dependendo do tipo de acabamento escolhido.
Dica: Devem ser aplicados sobre a pintura completamente seca, em camadas finas, com movimentos constantes e uniformes a uma distância média de 30cm da peça, sempre na vertical.Várias marcas

Verniz craquelê Gato Preto



É um verniz acrílico à base de água , para efeito craquelado em trabalhos de pintura , decoupage, sobre madeira , gesso ou cerâmica entre outros.Transparente portanto pode ser usado sobre gravuras. Esse verniz deve ser usado em conjunto com verniz mordente para se obter o efeito proposto.

Técnicas usuais de pintura em madeira


Sempre que possível utilize tinta acrílica de qualidade em seus trabalhos, mesmo no modo usual.
Para iniciar a pintura do modo usual existem 2 caminhos: - O ideal para se ter um bom acabamento é utilizar o Fundo Branco (ou sintético) para Madeiras na madeira crua com imperfeições;ou- Passe uma mão de PVA branco como fundo (não recomendado pelos fabricantes de tintas) ou Acrílica;

Pinte com Tinta PVA ou Acrílica (2 demãos) ou passe verniz (2 demãos), na tonalidade desejada (pode ser uma pátina, envelhecimento ou qualquer outra técnica de pintura). Entre cada demão passe de leve a lixa fina ou esponja Scoth Brite;Após a pintura, deixe secar.

Dicas gerais de conservação


- Nunca arraste seu móvel, sempre o carregue para que não comprometa sua estrutura.
- Se for detectada incidência de fungos ou insetos como o cupim, por exemplo, procure um especialista para lhe dizer como proceder, jamais passar algum veneno sem orientação.
- A madeira não deve ter contato com água, pois pode estufar ou dilatar o móvel, causando danos de difícil tratamento.
- Procurar deixar o móvel em local arejado, seco e sem incidência direta do sol e longe também de paredes úmidas.
- A umidade das chuvas (principalmente quando estas ocorrem por longos períodos) faz aparecer hóspedes idesejáveis em armários, paredes e até em roupas. Os temidos tipos de fungos, que são conhecidos popu- lrmente como mofo ou bolor, se desenvolvem em locais úmidos e quentes e causam doenças respiratórias nos alérgicos.

Como evitar o mofo?
- deixar o ambiente sempre bem ventilado com as janelas e portas dos armários abertas;
- não guardar roupas usadas para serem lavadas, pois o mofo é carregado pelo ar e pode se desenvolver nas roupas;
- na fabricação de um móvel pode-se usar a fibra de madeira de média densidade, o MDF, pois é um material que absorve menos umidade;
- podem ser usados antimofos, purificadores de ar, lâmpadas acesas dentro dos armários e até mesmo, pedaços de giz escolar, que absorvem bem a umidade;

Quando o problema já existe, a solução é fazer uma limpeza periódica dos armários, retirando todas as roupas e objetos, e limpando o móvel com vinagre, cloro ou água sanitária.
Também podem ser usados desinfetantes comuns para retirar o mau cheiro e auxiliar no combate ao fungo.

Depois da limpeza as portas dos armários devem permanecer abertas, para que o produto seque e perca o cheiro.

- Se o seu móvel apresentar algum problema, nunca tente consertar sozinho, peça orientação de um especialista para que ele lhe forneça o procedimento correto.
- A luz e a umidade causam o escurecimento e/ou deformação da madeira.
- Cuide adequadamente dos seus móveis, conservando-os em bom estado para que não haja necessidade de intervenções.

Puxadores de metal como limpa-lo


Utilize um pano úmido com detergente ou sabão neutro e em seguida o pano seco. Evite sempre esponja de aço pois poderá remover a camada que protege o puxador, causando um estrago irreparável.

Preparando a remoção do acabamento antigo



Existem muitas maneiras de remover um acabamento antigo, algumas delas mais difíceis do que outras. Acabamentos de resina shellac e goma-laca são os mais fáceis de remover, exigindo apenas álcool ou solvente de goma-laca e um pouco de força física. Os acabamentos mais resistentes, tinta e verniz, são mais comuns e geralmente são retirados com removedor de tinta e verniz. Acabamentos em óleo, cera e seladora penetrante são menos comuns e também são retirados com removedor de tinta ou verniz.

Renove seus móveis


Renove os seus móveis sem gastar muito pelo processo do laqueamento.Dê charme, elegância e leveza ao seu ambiente, portas laqueadas, laqueamento de móveis, berços de bebê, janelas, armários, e tudo mais que pudermos laquear ganha mais em beleza sempre atual com qualquer tipo de decoração.No Laqueamento, o processo consiste em desfazer qualquer aparência de madeira deixando a peça toda lisa, com a superfície uniforme, numa única cor, a aplicação de produtos pode ser feita em camadas finas com fundos e tintas laca ou esmalte sintético automotivo, que por sinal proporciona alta durabilidade e resistência.No laqueamento de móveis, as peças devem ser lixadas, removida toda cera ou verniz para em seguida aplicar os produtos com segurança para obter toda aderencia e evitar futuros descascamentos que são indesejáveis pois os materiais com a mão de obra tem um custo que não é nada barato

COMO USAR LIXAS



MDF


Inicie o lixamento a partir da grana 150 em lixas de papel ou pano. A grana final depende do acabamento desejado, mas normalmente é de 280.

Aglomerado e compensado


Em desbastes pesados e em lixadeiras de cinta larga, é recomendada a utilização de costado de pano e abrasivo carbureto de silício ou zirconado, nos grãos 40 a 80. Nas operações de acabamento, utilize lixas de papel, e de preferência, óxido de alumínio cerâmico. Nos semi-acabamentos, escolha granas de 80 a 180, e no acabamento, de 180 a 320.Os grãos 60 e 120 combinados são os mais comuns no processo de lixamento de compensados.


Aplicação de lacas


Prepare a superfície antes de aplicar a laca com a seguinte seqüência: 120, 180 e 220. Quanto mais fina a lixa melhor é o acabamento, pois os póros ficam mais fechados.Após efetuar a aplicação do fundo ou primer, aguarde a secagem do produto e efetue o lixamento das peças.Para a aplicação de lacas, o ideal é que o fundo esteja bem seco. Então, utilize a seqüência: 220, 280, 360.Para um melhor acabamento e menor retrabalho, utilize em linhas U.V. com lixadeiras de cinta larga com patins setorizados, cintas com estearato de zinco e costado mais flexível, nas granas 320, 400 ou 600.


Madeira Maciça


A lixa mais indicada é a de óxido de alumínio zirconado. Use os mesmos costados e granas indicados para aglomerado e compensado.Lâminas de madeira:Calibre os painéis no máximo uma hora antes da aplicação da cola e colagem das lâminas. Evite o "vazamento" de cola na lâmina, pois isso aumenta o empastamento, prejudicando o acabamento da peça, e reduz a vida útil da lixa.Utilize a seguinte seqüência de lixas: 120, 180, 220 ou 280. Diferença entre grãos de lixas:O número pelo qual a lixa é identificada indica a sua granulometria. É a granulometria que determina a capacidade de desbaste. Quanto mais grosso for o grão, menor é o número da lixa. Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão 36 a 400.Mais grosso: 36 - 40 - 50Mais fino: 320 - 360 - 400Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. A grana seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente. Se você iniciou o trabalho usando grana 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120. Esta é condição adequada para o grão mais fino remover o risco deixado pelo grão mais grosso.Exemplo:Grão inicial 80Grão da próxima lixa 120 Cuidados especiais com lixasCuidados com o Processo:Faça movimentos sempre no sentido do veio da madeira, para não provocar ranhuras na superfície.Retire toda a poeira depois do lixamento, para que a superfície possa receber bem a etapa seguinte.Cuidados com a Pressão: Trabalhe com lixas em bom estado de abrasividade e com uma pressão moderada, para permitir que as fibras sejam cortadas uniformes. Lixas grossas e pressão excessiva no lixamento ocasionam rugosidades e manchas de queimaduras no tratamento seguinte da superfície.Em lixadeiras de cinta larga faça a remoção como indicado abaixo, com maior remoção nas granas mais grossas e remoções menores nas mais finas que garantem melhor acabamento e aumentam a vida útil da lixa e da lixadeira.Cuidados com a Umidade:Não deixe passar um dia entre o lixamento e a aplicação de fundos, em caso de peças montadas como cadeiras e mesas. A umidade do ambiente penetra na madeira fazendo com que sua superfície fique rugosa, prejudicando a qualidade da pintura. Isso ocorre bastante com madeiras macias como pinus, caixeta, freijó, entre outras.Problemas mais comuns:Um grande problema no lixamento de madeira é o empastamento pelo pó gerado durante a operação. Para aumentar o tempo de vida útil da lixa e dos equipamentos, melhorar o acabamento, diminuir o pó no ambiente de trabalho e garantir maior limpeza das peças lixadas, siga as seguintes regras:
Utilize lixas com efeito antiestático que evitam o "efeito tampão" ou empastamento
Observe se as peças com cola ou com massa estão realmente secas, evitando o empastamento prematuro
Use um sistema adequado de exaustão e aterramento para melhor eficiência da operação
Utilize lixas com grão zirconado para operações de calibração, e de óxido de alumínio cerãmico para as operações de acabament

Algumas madeiras usadas em marcenaria e outros fins...

Andiroba
- Moderadamente resistente. Uso: estacas marítimas; pontes, obras imersas em ambiente de água doce, postes, dormentes ferroviários; estrutura pesada de construção civil; embarcações ( quilhas, convés, costado, cavernas); cabos de ferramentas; cutelaria; caibros, ripas, esquadrias de portas, lambris, venezianas, batentes, caixilhos, rodapés, etc.
Aroeira
- Uso: carpintaria, marcenaria de luxo, compensado, cabos de ferramentas, artesanato, peças torneadas, tacos e tábuas de assoa-lhos, venezianas, marcos de portas e janelas, molduras, rodapés, lambris, escadas, móveis,, puxadores, carrocerias, barris, tonéis, réguas.

Angelim
- Uso: peças de decoração para exteriores e interiores, escadas, pisos, vigas. Construção civil e naval, dormentes, estacas, tacos de assoalhos, vigamentos, etc.

Balsa
- Uso: brinquedos, isolante térmico e acústico, aeromodelismo, artesanato folclórico

Cedro
- Uso: esculturas, contraplacados, compensados, laminados, esquadrias, obras internas, carpintaria, tábuas, embarcações leves, molduras para quadros, obras de entalhe, instrumentos musicais, construção civil, como venezianas, rodapés, guarnições, forros, lambris, construção naval, como acabamentos internos decorativos.

Cedrinho
- Baixa resistência ao ataque de cupins, etc. Uso: móveis, construção leve, paletes, compensados decorativos, chapas, caixas, engradados,construção civil e naval, tabuados, carpintaria, acabamento, divisórias, forros (lambris) assoalhos.

Cerejeira
- Uso: painéis decorativos escultura, gravura,móveis , painéis, balcões, molduras, rodapés, peças torneadas, tanoarla, acabamento interno, lambris, esquadrias.

Cumaru
- Resistente a fungos e insetos .Uso: pontes, construção pesada, portos, estacas marítimas, obras imersas em ambiente de água doce, vigamentos, carpintaria, treliças, lambris, molduras, tacos, tábuas para assoalho, móveis; carroceria de caminhão, cutelaria; utensílios domésticos; tanoaria; escadas externas e internas, assoalhos, , cabos de ferramentas, etc.

Envira
- Uso: carpintaria, móveis, construção leve, paletes, compensados decorativos, construção civil, tabuados, acabamento, divisórias, assoalhos, etc.

Faeira
- Uso: artigos decorativos, embalagens para presente, móveis, utensílios domésticos, construção civil, móveis, torneados, etc.

Freijó
- Uso: carpintaria, armários, decoração, lambris, painéis, molduras, cobertura, pisos e forros de embarcações, chapas compensadas para partes internas de móveis, construção naval, forros e divisórias, etc.

As Madeiras e seus usos !


O trabalho em madeira esta ao alcance de todos, excelente material explorado pelo homem á milhares de anos. Mas sensível a muitos factores naturais e por isto precisa ser cuidado para durar.A luz do sol é um elemento forte que descolore a madeira com seus raios ultravioletas.As bactérias também se cultivam na madeira formando fungos. Por sua vez muitos insetos usam as árvores como alimento, habitação etc. transformando a madeira em verdadeiros labirintos ocultos. A umidade é também causadora do apodrecimento da madeira, e deve ser controlada.

Óleos de peroba


Á quem diga que um mesmo óleo serve para todas as madeiras... mas não é bem assim !
Nos moveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.
Já em madeira clara não se deve usar oleo de peroba, pois pode manchar em definitivo o seu móvel, é melhor passar cera incolor pastosa com silicone, mas "faça sempre um teste numa parte não visível do móvel" antes de aplicar definitivamente a cera.