Imitação de Ferro


A técnica é muito fácil:

Pintar a peça com preto fosco e sem esperar que a tinta seque completamente impregnar o dedo com pó de grafite e esfregar por toda peça.
De acordo com a quantidade de grafite que usar, os efeitos podem ser de ferro velho ou polido, podendo chegar até uma tonalidade de ferro encerado. Fácil, não?!

Lareira no Natal


Para além da árvore de Natal, a lareira é um ponto central da decoração natalícia e existem mil e uma ideias para criar, nesse espaço, um recanto verdadeiramente mágico e em sintonia com a quadra.

Pinheiro pop para um Natal moderno


Uma ideia para dar um visual diferente à sua casa neste Natal é apostar no pop. As árvores de Natal Sapino, criadas pelo designer francês Thomas Hourdain, cumprem muito bem esse papel. Feitas de folhas de poliéster, as peças medem 40 cm e estão disponíveis em 15 modelos diferentes, com edições limitadas. Simples e fáceis de montar, os produtos trazem ilustrações modernas e coloridas, criadas por artistas de diferentes países. Se preferir, também é possível imprimir seu desenho personalizado na Sapino Do it Yourself, que é toda branca.

maçanetas


As maçanetas ajudam a finalizar os projetos com charme e elegância. Elaborados, os novos desenhos têm foco na ergonomia. Antes de eleger um estilo, atente ao tipo de uso e à resistência à violação e à corrosão. Ao comprar maçaneta e fechadura separadamente, siga recomendações do lojista para acertar na composição. Garanta que as peças tenham índices idênticos nos quesitos tráfego (frequência de uso), segurança (resistência a arrombamento) e corrosão – itens especificados na embalagem. O modelo depende da espessura da porta. Se for para reposição, precisa também se adequar aos furos já existentes (distância entre maçaneta e fechadura e entre esse conjunto e o batente). Cuide para que a haste metálica que une o par de maçanetas tenha dimensão idêntica à do furo onde ela será introduzida. As portas externas exigem fechaduras com cilindro (mecanismo com segredo para a abertura) mais elaborado do que o das portas internas; os banheiros aceitam trancas simplificadas.

Simplicidade na decoração


É verdade, tenho andado muito ligada no tema da simplicidade e no enorme contraste que vejo atualmente em decoração e design de interiores. Talvez minha insistência em dizer que temos vivido um tempo onde grifes e aparências valem mais que a genuína simplicidade, conforto e bem-estar em nossas casas incomode a quem tenha uma opinião diferente, e que pense que a decoração não pode prescindir do luxo e da sofisticação para ser, de fato, decoração.E para dizer a verdade já dei um curso de decoração básica onde um dos alunos me disse isso francamente, após uma exposição de slides: “para mim, algumas das imagens que você mostrou não são decoração!”

Talvez falte a essas pessoas conhecer uma frase de ninguém menos que Leonardo da Vinci, que tenho visto muito ultimamente: “A simplicidade é a sofisticação máxima”. De fato, se formos avaliar a quantidade de móveis e objetos num ambiente altamente sofisticado, elegante e muito simples veremos que é mínima.

E não falo do minimalismo e sim da escolha do que é adequado para o espaço, belo, esteticamente falando e sem sombra de dúvida, que forma um conjunto harmônico quando arrumado no ambiente. É por esta simplicidade que busco, é esta a que entendo ser fundamental, e que pode ser obtida com poucas peças e revestimentos bem escolhidos. São poucas as “palavras” (os elementos) da decoração bem feita e muito o que elas “dizem” em seu conjunto.

Pinheiros de Natal


O pinheirinho de Natal é uma tradição muito antiga, antes mesmo do Cristianismo, ele simboliza a vida. Não é tradição exclusiva de nenhuma religião. Os egípcios levavam galhos de pinheiros para enfeitar suas casas, em dezembro, e simbolizava o triunfo da vida sobre a morte.

Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.A primeira referência de árvore de Natal enfeitada, como fazemos nos dias atuais, foi no séc. XVI, em Strasbourg – Alemanha, que hoje é território francês. Elas eram enfeitadas pelas famílias com papéis coloridos, frutas e doces. Depois esta tradição se espalhou por toda Europa, chegando em 1800 aos Estados Unidos.

De lá pra cá ficou tão popular que cada povo adotou uma decoração diferente e hoje todos decoram como acham que fica mais bonito, inclusive combinando com a decoração da casa.

Devemos ter muito cuidado ao comprar a árvore natural para enfeitar no Natal, pois as que não são cultivadas em vasos desde pequenas duram muito pouco, pois são arrancadas da terra perto da época do Natal e muitas vezes não duram nem até o Ano Novo, pois suas raízes são danificadas quando retiradas da terra. A Tuia holandesa é uma boa opção, por ser criada desde mudas pequeninas nos vasos, e além disso tem um aroma cítrico bem gostoso.

Parede de garrafas


Para revestir esta parede, foram usadas garrafas plásticas de água deitadas e empilhadas. Iluminadas por trás, causam um belo efeito visual ao ambiente.

Vou de táxi


Para homenagear os famosos táxis amarelos de Nova York, a designer norte-americana criou este divertido pufe. Na confecção, ela usou algodão e acrílico sobre uma estrutura de madeira. Embora as cores sejam difíceis de combinar, a peça dá um ar original a qualquer ambiente. Sai por US$ 550.

Adesivos para decorar a sua casa no Natal


Nesta época do ano, uma idéia legal é decorar a sua casa com adesivos de temas natalinos. Os adesivos decorativos podem ser aplicados em qualquer ambiente, interno e externo, residencial ou corporativo. Um dos pontos altos da utilização dos adesivos é a versatilidade da aplicação, porque permite que ele seja colocado e retirado sem danificar a superfície onde for aplicado.Adesivos com temas natalinos tradicionais nas cores vermelho, prata e ouro são os mais usados. São trenós com renas, bolas decoradas, árvores de Natal com arabescos, bonecos e flocos de neve, guirlandas, laços, presentes... Mas a criatividade não tem limites, e os adesivos personalizados e divertidos nunca saem de moda, independente da ocasião.

Tendência em design de interiores: castanho & verde


Uma das principais duplas coloridas do momento é o castanho e o verde, que têm surgido um pouco por toda a parte: em ambientes e peças decorativas. O motivo? Uma das actuais tendências mundiais – um estilo de vida mais verde.
As actuais inspirações de design e decoração de interiores estão pintadas de castanho e verde numa clara alusão ao movimento reciclar e reutilizar, onde um dos temas dominantes é o regresso às origens e a mãe natureza como musa