Dicas - Defeitos mais comuns na aplicação de tintas:

Os defeitos mais comuns nas aplicações de tintas são originados pelo mau uso do equipamento de pintura e do solvente (thinner ou diluente) e são facilmente solucionados tomando algumas precaução como adequar bem o sistema de pintura para a peça a ser pintada, mantendo-o bem regulado e tomado-se cuidados com a diluição da tinta. Os defeitos mais comuns são:

Escorrimento: ("Sagging"):
É o defeito que ocorre em superfícies verticais, onde foi aplicado uma camada excessiva ou muito diluída de tinta, ocasionando um escorrimento da tinta que pode ser notado perfeitamente a distância de alguns metros.

Prevenção: não aplicar camadas muito espessas e usar diluente certo de acordo com o produto.


Casca de laranja ("Orange Peel"):
É um defeito típico ocorrido em aplicações a pistola, onde não se fez a diluição suficiente da tinta, ou se esta usando um solvente muito volátil. A textura do filme apresenta um aspecto bem semelhante a uma casca de laranja. Por vezes, este defeito e provocado visando mascarar pequenas imperfeições de chapas planas.

Prevenção: Diluir a tintas até uma viscosidade ideal para aplicação, ou trocar o solvente usado para diluição da tinta.


Manchas:
É um defeito bastante comum devido as falhas na preparação da superfície (presença de umidade, gorduras, etc).

Prevenção: Adequar o método utilizado na preparação da superfície.


Fumaça ("Overspray"):
Formação de uma névoa seca e que não adere a superfície, formando uma poeira de tinta sobre a peça. E causada normalmente pelo uso de solvente muito leve (volátil), em aplicações a pistola convencional. E ainda pelo uso de pressão exagerada do ar utilizado na pulverização.

Prevenção: Adequar a pressão do ar utilizado na pulverização, não usando pressão excessiva, e usar um solvente um pouco mais pesado, no caso um retardador universal.


Descascamento ("Peeling"):
É causado por má aderência entre camadas. Podendo ser causado por contaminação da superfície, pintura realizada sobre umidade ou poeira, etc, tempo muito prolongado entre demãos, isto faz com que uma tinta remova a camada de baixo.

Prevenção: Adequar o método utilizado na preparação da superfície e fazer a aplicação de outras demão dentro do prazo especificado.


Nuvem ("Blushing"):
Caracterizado pelo surgimento de uma névoa esbranquiçada sobre a película, logo depois da aplicação. Isto e causado pela condensação de vapores d'água sobre a película da tinta, ocasionada pela evaporação de solventes leves. Defeito comum em tintas a base de nitrocelulose.

Prevenção: Em condições de aplicação com alto índice de umidade, fazer uso de pequenas quantidades de retardador na diluição do produto.


Fervura ("Bubbling"):
Causado por aplicação em substrato quente (acima de 50ºC), por uso de solvente muito volátil e em tintas estufas, são causada por falta de um fresh off (tempo de pré- evaporação dos solventes) e camadas muito excessivas.

Dicas - Como pintar melhor:


Tintas são revestimentos orgânicos que, aplicadas sobre as superfícies, conferem proteção, sinalização e estética.

A proteção pode ser feita por simples barreira mecânica ou por pigmentos inibidores de corrosão. A eficiência desta proteção se deve, não só a bons produtos, mas é necessário, também, que a superfície esteja bem preparada e os produtos estejam bem aplicados.

Portanto uma boa pintura é a soma de três fatores:


  • Bons produtos.
  • Boa preparação de superfície.
  • Boa aplicação.
Ordem de Pintura de Ambiente

Pintar um ambiente na ordem correta economizará
tempo e dinheiro.

  • Comece pelo teto (1),
  • paredes (2),
  • portas (3),
  • janelas (4) e finalmente,
  • pinte o rodapé (5).

Restauração :




Nunca se desfaça de um móvel antigo por um novo, pois sabemos que a qualidade da madeira é incomparável. Nós recuperamos os moveis antigos e danificados tornando-os com um aspecto de novo.

FIQUE POR DENTRO DAS TÉCNICAS E COMO CONSERVAR PÁTINA



Um móvel com acabamento em pátina ou decapê é vendido 50% mais caro por se tratar de um acabamento artesanal, do que outro com acabamento industrial em verniz ou outro qualquer. Pintar fazendo texturas cria um ambiente mais aconchegante e romântico. Esta é uma atividade que exige muito trabalho, paciência e capricho. Deve-se trabalhar com precaução e cuidados pois os produtos usados podem causar intoxicação.
A nossa preocupação e utilizarmos técnicas mais baratas e menos tóxicas, com produtos comercializados em nosso país.
As técnicas de pinturas aqui demonstradas procuram dar opções de produtos e variedades exclusivas para cada cliente.

Jato de Areia



O Jato de Areia corresponde a um processo, no qual o vidro tem lançado sob sua superfície partículas de areia, em condições de alta pressão. Com o impacto destas partículas, o vidro tem sua superfície levemente debastada, adquirindo caráter fosco translúcido. O Vidro Jateado pode ser utilizado em ambientes onde de deseja garantir a privacidade, ou ainda com caráter decorativo, tomando a forma de desenhos que valorizem vidros e espelhos.

Laca ou Laqueamento


A Laca ou Laqueamento consiste em aplicar fundos, primers, massas corretivas e tintas de acabamento automotiva ou produtos próprios para indústria moveleira de uso profissional. Se a madeira tiver verniz, cera ou outro produto, primeiramente é necessário a limpeza da madeira e o devido lixamento para deixá-la o mais lisa e fina possível. Em seguida aplica-se os produtos para um acabamento final liso e uniforme, com alta resistência, grande durabilidade e fácil limpeza, dispensando lustra móveis e produtos de química agressiva.

Acabamentos




O acabamento tem a função de embelezar e principalmente proteger o móvel. É um revestimento que deve formar uma película, ser ao mesmo tempo duro e elástico, estar perfeitamente aderido, suficientemente inerte à ação do ambiente e resistente aos fatores químicos e físicos, etc.
Os produtos mais comuns utilizados no acabamento de móveis são os vernizes, seladores, tintas e fundos. Vernizes e seladores tem transparência. Tintas e fundos não tem transparência, mas tem colorações diversas.

O que fazer para manter os móveis sempre bonitos?



Os cuidados são básicos, tais como mantê-los sempre limpos, evitar respingos de água (caso aconteça, secar na hora).
Os móveis não podem ficar expostos ao sol (se o seu quarto é para o sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se está exposto ao sol da manhã, pode ser uma mais fina).O sol vai deixar a madeira manchada e as lâminas vão descolar.

O processo


Existem no mercado diversos produtos para aplicação e obtenção do efeito laqueado, e podem ser encontrados nas lojas especializadas em madeira.
O processo para laqueação é:
1 - aplicação de massa corrida acrílica;
2 - lixamento da superfície com lixa grana 220/280;
3 - aplicação de uma demão de fundo primer;
4 - depois de seco lixar com lixa grana 320;
5 - Aplicar outra demão de fundo primer;
6 - lixar com grana 360/400;
7 - aplicar a laca
8 - polimento.
É possível fazer o laqueamento colorido. Para isso usar uma pistola, para aplicação das demãos, adicionado diluente nas quantidades recomendadas pelo fabricante, para ajustar a viscosidade da tinta.

Goma Laca



A Goma Laca é uma substância orgânica derivada da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China.
Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma: do egípcio Kummi, através do latim vulgar,
Gumma : seiva translúcida e viscosa.
Laca: do sânscrito Lakxa. Em árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação de lacre).
A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( "cem mil" ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive, ( figueiras dos pagodes, figueiras da Índia: Antea frondosa).
Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o " verniz de goma laca
Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira. Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e bril
Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido.Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore.Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, goma laca indiana clarificada ou ainda transparente.
A Goma Laca Indiana deve ser dissolvida em álcool absoluto (99%) em proporções variáveis dependendo da utilização.O uso da goma lacca é conhecido há pelo menos 2.500 anos.É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso.

A arte do laquear


Móveis laqueados conferem requinte e leveza ao ambiente.
As Pinturas fazem do laqueamento e semi laqueamento em móveis uma arte
O processo de se aplicar laca sobre uma porta consiste em igualar a superfície da madeira com massas e sobre ela aplicar a pintura com pistola.
No semi laqueamento, toda a preparação da porta é feita do mesmo modo, porém a aplicação da tinta é feita com rolos, o que diminui consideravelmente o custo do serviço.