COMO USAR LIXAS



MDF


Inicie o lixamento a partir da grana 150 em lixas de papel ou pano. A grana final depende do acabamento desejado, mas normalmente é de 280.

Aglomerado e compensado


Em desbastes pesados e em lixadeiras de cinta larga, é recomendada a utilização de costado de pano e abrasivo carbureto de silício ou zirconado, nos grãos 40 a 80. Nas operações de acabamento, utilize lixas de papel, e de preferência, óxido de alumínio cerâmico. Nos semi-acabamentos, escolha granas de 80 a 180, e no acabamento, de 180 a 320.Os grãos 60 e 120 combinados são os mais comuns no processo de lixamento de compensados.


Aplicação de lacas


Prepare a superfície antes de aplicar a laca com a seguinte seqüência: 120, 180 e 220. Quanto mais fina a lixa melhor é o acabamento, pois os póros ficam mais fechados.Após efetuar a aplicação do fundo ou primer, aguarde a secagem do produto e efetue o lixamento das peças.Para a aplicação de lacas, o ideal é que o fundo esteja bem seco. Então, utilize a seqüência: 220, 280, 360.Para um melhor acabamento e menor retrabalho, utilize em linhas U.V. com lixadeiras de cinta larga com patins setorizados, cintas com estearato de zinco e costado mais flexível, nas granas 320, 400 ou 600.


Madeira Maciça


A lixa mais indicada é a de óxido de alumínio zirconado. Use os mesmos costados e granas indicados para aglomerado e compensado.Lâminas de madeira:Calibre os painéis no máximo uma hora antes da aplicação da cola e colagem das lâminas. Evite o "vazamento" de cola na lâmina, pois isso aumenta o empastamento, prejudicando o acabamento da peça, e reduz a vida útil da lixa.Utilize a seguinte seqüência de lixas: 120, 180, 220 ou 280. Diferença entre grãos de lixas:O número pelo qual a lixa é identificada indica a sua granulometria. É a granulometria que determina a capacidade de desbaste. Quanto mais grosso for o grão, menor é o número da lixa. Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão 36 a 400.Mais grosso: 36 - 40 - 50Mais fino: 320 - 360 - 400Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. A grana seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente. Se você iniciou o trabalho usando grana 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120. Esta é condição adequada para o grão mais fino remover o risco deixado pelo grão mais grosso.Exemplo:Grão inicial 80Grão da próxima lixa 120 Cuidados especiais com lixasCuidados com o Processo:Faça movimentos sempre no sentido do veio da madeira, para não provocar ranhuras na superfície.Retire toda a poeira depois do lixamento, para que a superfície possa receber bem a etapa seguinte.Cuidados com a Pressão: Trabalhe com lixas em bom estado de abrasividade e com uma pressão moderada, para permitir que as fibras sejam cortadas uniformes. Lixas grossas e pressão excessiva no lixamento ocasionam rugosidades e manchas de queimaduras no tratamento seguinte da superfície.Em lixadeiras de cinta larga faça a remoção como indicado abaixo, com maior remoção nas granas mais grossas e remoções menores nas mais finas que garantem melhor acabamento e aumentam a vida útil da lixa e da lixadeira.Cuidados com a Umidade:Não deixe passar um dia entre o lixamento e a aplicação de fundos, em caso de peças montadas como cadeiras e mesas. A umidade do ambiente penetra na madeira fazendo com que sua superfície fique rugosa, prejudicando a qualidade da pintura. Isso ocorre bastante com madeiras macias como pinus, caixeta, freijó, entre outras.Problemas mais comuns:Um grande problema no lixamento de madeira é o empastamento pelo pó gerado durante a operação. Para aumentar o tempo de vida útil da lixa e dos equipamentos, melhorar o acabamento, diminuir o pó no ambiente de trabalho e garantir maior limpeza das peças lixadas, siga as seguintes regras:
Utilize lixas com efeito antiestático que evitam o "efeito tampão" ou empastamento
Observe se as peças com cola ou com massa estão realmente secas, evitando o empastamento prematuro
Use um sistema adequado de exaustão e aterramento para melhor eficiência da operação
Utilize lixas com grão zirconado para operações de calibração, e de óxido de alumínio cerãmico para as operações de acabament

0 comentários:

Postar um comentário