Simplicidade na decoração


É verdade, tenho andado muito ligada no tema da simplicidade e no enorme contraste que vejo atualmente em decoração e design de interiores. Talvez minha insistência em dizer que temos vivido um tempo onde grifes e aparências valem mais que a genuína simplicidade, conforto e bem-estar em nossas casas incomode a quem tenha uma opinião diferente, e que pense que a decoração não pode prescindir do luxo e da sofisticação para ser, de fato, decoração.E para dizer a verdade já dei um curso de decoração básica onde um dos alunos me disse isso francamente, após uma exposição de slides: “para mim, algumas das imagens que você mostrou não são decoração!”

Talvez falte a essas pessoas conhecer uma frase de ninguém menos que Leonardo da Vinci, que tenho visto muito ultimamente: “A simplicidade é a sofisticação máxima”. De fato, se formos avaliar a quantidade de móveis e objetos num ambiente altamente sofisticado, elegante e muito simples veremos que é mínima.

E não falo do minimalismo e sim da escolha do que é adequado para o espaço, belo, esteticamente falando e sem sombra de dúvida, que forma um conjunto harmônico quando arrumado no ambiente. É por esta simplicidade que busco, é esta a que entendo ser fundamental, e que pode ser obtida com poucas peças e revestimentos bem escolhidos. São poucas as “palavras” (os elementos) da decoração bem feita e muito o que elas “dizem” em seu conjunto.

0 comentários:

Postar um comentário