Podem também ser executadas junções com vantagens em relação à madeira natural, já que não possui nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.
Pintura de MDF tradicional
Para se iniciar a pintura de uma chapa de MDF, deve-se primeiramente, realizar o lixamento da madeira e total retirada do pó.
Após este tratamento inicial deve-se passar algum material que impeça a absorção da tinta pela madeira.
Geralmente, utiliza-se o fundo branco fosco, que faz a selagem da madeira, e após a secagem deste, passa-se a tinta do tipo esmalte, da cor que se desejar.
Pintura de MDF sem o fundo branco fosco
A função do fundo branco fosco é fazer a selagem da madeira, impedindo que a tinta seja absorvida pelos poros desta. Quando a tinta é passada, sem um tratamento inicial com esse fundo, a pintura com o esmalte fica de baixa qualidade e parte da tinta é absorvida pela madeira.
Entretanto, é possível fazer a pintura de chapas de MDF, sem o uso do fundo branco fosco. Isso é possível se aplicar algum tipo de seladora que feche os poros da madeira e impeça que a tinta seja absorvida pela mesma.
Deve-se lixar a madeira e retirar-se todo o pó que nela restar, em seguida deve-se passar uma seladora (resina de acetato de polivinila - PVA) e esperar a secagem.
As resinas acrílicas, que são a base de água demoram aproximadamente quatro horas para secar, enquanto que as resinas a base de solvente demoram apenas uma hora para a secagem, entretanto o preço da primeira é bem mais em conta que o da segunda.
A seladora pode ser aplicada com revólver ou em rolo e após a sua secagem, ela deve ser lixada, de modo que não de criem ondulações. Por fim, após esta fase, passa-se o esmalte.
Entretanto, a substituição do fundo branco fosco, material utilizado para a selagem da madeira, pode ser realizada, pelo uso de outro tipo de seladora.
0 comentários:
Postar um comentário