Pintar chapas de MDF


A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC.
Podem também ser executadas junções com vantagens em relação à madeira natural, já que não possui nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.
Pintura de MDF tradicional

Para se iniciar a pintura de uma chapa de MDF, deve-se primeiramente, realizar o lixamento da madeira e total retirada do pó.
Após este tratamento inicial deve-se passar algum material que impeça a absorção da tinta pela madeira.
Geralmente, utiliza-se o fundo branco fosco, que faz a selagem da madeira, e após a secagem deste, passa-se a tinta do tipo esmalte, da cor que se desejar.


Pintura de MDF sem o fundo branco fosco

A função do fundo branco fosco é fazer a selagem da madeira, impedindo que a tinta seja absorvida pelos poros desta. Quando a tinta é passada, sem um tratamento inicial com esse fundo, a pintura com o esmalte fica de baixa qualidade e parte da tinta é absorvida pela madeira.
Entretanto, é possível fazer a pintura de chapas de MDF, sem o uso do fundo branco fosco. Isso é possível se aplicar algum tipo de seladora que feche os poros da madeira e impeça que a tinta seja absorvida pela mesma.

Deve-se lixar a madeira e retirar-se todo o pó que nela restar, em seguida deve-se passar uma seladora (resina de acetato de polivinila - PVA) e esperar a secagem.

As resinas acrílicas, que são a base de água demoram aproximadamente quatro horas para secar, enquanto que as resinas a base de solvente demoram apenas uma hora para a secagem, entretanto o preço da primeira é bem mais em conta que o da segunda.

A seladora pode ser aplicada com revólver ou em rolo e após a sua secagem, ela deve ser lixada, de modo que não de criem ondulações. Por fim, após esta fase, passa-se o esmalte.

O MDF pode ser encontrado na forma de chapas e estas podem ser vendidas pintadas ou não. Sua pintura é dispendiosa, pois necessita, tanto de uma selagem, como de uma tinta do tipo esmalte, além disso, gasta-se algum tempo para secagem.
Entretanto, a substituição do fundo branco fosco, material utilizado para a selagem da madeira, pode ser realizada, pelo uso de outro tipo de seladora.

0 comentários:

Postar um comentário