Escritório no aconchego do lar


Em tempos onde trabalhar em casa é uma realidade, vale planejar um espaço sofisticado e prático para executar suas tarefas. Aproveite as dicas dessa dupla de arquitetas e comece a pensar no seu canto de trabalho.

eja para trabalhar o dia inteiro ou para dedicar apenas algumas horas a projetos pessoais, ter um escritório em casa é cada vez mais comum e necessário nas residências contemporâneas. Mas, ao mesmo tempo em que a idéia de trabalhar sem sair de casa parece cômoda, os cuidados com a decoração do ambiente e sua localização são essenciais para que as tarefas sejam realizadas em uma atmosfera adequada, bem-estruturada e confortável.

“A primeira questão é avaliar o local onde o home office será instalado e como ele fará parte da rotina diária da casa”, explicam as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak, da KTA Arquitetura. “Se estiver instalado em um cômodo destinado exclusivamente a ele, o uso de portas de correr pode integrá-lo aos demais sempre que for desejado. Caso esteja em um ambiente multiuso, o que é muito comum atualmente, as soluções de mobiliário serão as responsáveis por deixá-lo funcional e organizado, sem invadir o espaço todo.”

Para os que utilizarão o escritório em tempo quase integral e planejam receber clientes, o ambiente deve estar posicionado em um local próximo ao acesso externo, para evitar a circulação pelas áreas internas da casa, mesmo as sociais. A utilização de móveis ou painéis – fazendo as vezes de divisórias – também é muito prática para delimitar e distinguir as áreas residenciais do escritório. Para quem não recebe clientes, é o hábito e o espaço disponível que determinam sua localização: junto à sala ou ao home theater, aproveitando um corredor ou otimizando um espaço no closet.

No escritório integrado ao home theater, as estantes com livros e o gaveteiro de madeira (KTA Arquitetura) demarcam o ambiente. “A solicitação do cliente era estar na mesa de trabalho e poder assistir à tevê ao mesmo tempo, ou pegar algum livro ou revista e se jogar no sofá (Coisas do Brasil) para ler”, contam Ana Cristina e Claudia. A cadeira ergonômica de couro preto, estilo diretor (Forma), confere masculinidade ao projeto. Três spots direcionados (La Lampe) garantem a iluminação do local, reforçada pela luz natural da janela, cuja persiana (Luxaflex, da Pillow’s Home Decorações) controla os excessos e evita reflexos na tela do laptop.

0 comentários:

Postar um comentário