Estruturas à mostra


Crua, pura, brutal. É assim uma arquitetura que investe em nudez diante dos olhos de quem busca a aparência essencial das coisas. Conheça três projetos que têm em comum uma provocativa intimidade, desnudando-se, por vezes, nas paredes, nos encanamentos ou nos pilares de sua força estrutural

O objetivo é trazer à tona uma geometria complexa, escondida no ofício de um arquiteto. Quem sabe essa seja uma maneira de recuperar o que é fundamental numa edificação, expondo aquilo que a sustenta e abriga todas as memórias de quem quer um hábitat sem muitas lapidações.

"A facilidade de se produzirem estruturas metálicas em grande escala e, posteriormente, o surgimento do concreto armado mudaram a forma de se pensar a arquitetura", explica o arquiteto Rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório FGMF. Como muitos profissionais beberam da fonte modernista, é natural que o modo "brutalista" de construir tenha ainda tanta força.

Assim, ele ressalta o fato de os volumes e os espaços criados terem se tornado muito mais importantes do que os ornamentos. "No Brasil, um exemplo claro desse pensamento é a arquitetura da Escola Paulista Brutalista. Nela, as grandes estruturas de concreto em seu estado bruto, muitas vezes com formas de tábuas mal-acabadas, eram o principal elemento de conformação dos espaços", exemplifica.

Um tijolo aqui, outro lá

A limitação no orçamento para executar o projeto desenhado pelo arquiteto Antonio Carlos Barossi levou os profissionais do escritório FGMF a alternativas simples e mais baratas, não necessitando de revestimentos. "Toda a casa foi construída com o sistema de alvenaria com mais de 50 mil tijolos maciços na estrutura e no fechamento dela, que ficaram então aparentes", conta Rodrigo.

A dificuldade de embutir as instalações elétrica e hidráulica nas paredes estruturais fez que encanamentos fossem expostos. "Acho mais despojado. É uma estética que parece com a gente, além de ser mais fácil para trocar a fiação se necessário", conta a satisfeita moradora.

0 comentários:

Postar um comentário